A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal possui o condão de ampliar e consolidar a representação da classe empresarial, inspirar jovens empreendedores, bem como promover ações para a formação e o desenvolvimento de lideranças empresariais e ainda, buscando melhorias para a sociedade como um todo.
Dito isso, diante do compromisso enquanto Entidade de Classe e representante do setor produtivo, a CDL Natal está desenvolvendo o projeto Parlamento Empreendedor que tem como escopo mapear, acompanhar e sugerir proposições legislativas de interesse para o comércio de bens, serviços e o empreendedorismo potiguar. Dessa forma, é possível manter um diálogo ativo e transparente com os Poderes Executivo e Legislativo e a Sociedade, ampliando, assim, as ações de influência sobre as políticas públicas de interesse da CDL Natal.
O Projeto "Parlamento Empreendedor" vai muito além de elencar as demandas de um grupo social e submeter o pleito ao Estado, seja no Poder Legislativo ou Executivo. A intenção é avaliar os planos e propostas de políticas públicas, identificando oportunidades para o setor privado a fim de que esteja alinhado com a proposta do plano de Governo ou de projetos de lei. Além disso, desenvolver agendas propositivas consoantes com o objetivo da organização que representa, identificando aliados e opositores e construindo soluções de consenso para apresentar às autoridades decisórias propostas de políticas públicas mais equilibradas.
O Projeto "Parlamento Empreendedor" tem como objetivo o fomento e a efetivação de iniciativas que visem ao desenvolvimento econômico de Natal com atividades de qualificação no setor de educação empreendedora e estímulo à inovação. Além disso, ter o acompanhamento e contribuições na formulação no âmbito das proposições legislativas e/ou diretrizes que estimulem o setor produtivo.
Diante disso, a Entidade em cooperação com a Câmara iriam propor pautas positivas para o comércio de bens, serviços e empreendedorismo, tais como: simplificação da carga tributária, regulação dos meios de pagamento, estímulos à qualificação profissional, empreendedorismo e desburocratização, sustentabilidade, dentre outros.