A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal completa 60 anos em meio ao maior desafio do setor de comércio e serviços, vencer a crise econômica provocada pela pandemia do Novo Coronavírus e manter ativa as empresas que geram emprego e renda na capital potiguar.
Hoje o setor de comércio e serviços representa 65% do PIB do Estado, e é responsável por74% das carteiras assinadas no Rio Grande do Norte. Engloba quase 190 mil empreendedores gerando 310 mil empregos formais e paga mais de R$ 600 milhões por mês em salários. É um setor que se reinventa constantemente com grande capacidade de recuperação.
Nos últimos 60 anos a CDL Natal tem sido protagonista da história do setor de comércio e serviços local, defendendo os interesses da classe empresarial, buscando fortalecer, desenvolver e capacitar os colaboradores do setor.
A entidade de classe foi fundada em 1º de maio de 1961 por um grupo de empresários que perceberam a necessidade de unir forças para fortalecer o seguimento. A época, denominada Clube de Diretores Lojistas de Natal era composto por empresários dos mais variados ramos de atividades. Após a fundação foi eleita à primeira diretoria, composta por Reginaldo Teófilo da Silva, Aderbal Soares Costa, Antônio Araújo Freire, Demócrito Coriolano de Medeiros, José de Queiroz Barros, e Walter Duarte Pereira. Essa diretoria teve como meta expandir o número de associados e conquistar a confiança da sociedade como um todo. O objetivo foi alcançado e perpetuado pelas diretoriais posteriores, que trabalharam para construir uma sede própria, para realizar convenções nacionais e regionais do comércio, para lutar pela criação de políticas públicas em favor do empreendedor, assim como leis que tornem a atividade de empreender menos burocrática e mais favorável.
Se nas primeiras décadas da sua história a CDL Natal se preocupava em expandir o número de associados, hoje busca modernizar a rede que integra a Entidade, atender as necessidades dos associados, gerar negócios dentro da CDL e criar um ecossistema positivo para quem empreende, com educação e legislação favoráveis, capital e diversidade de atividades dentre outras características.
O papel institucional e fomentador do comércio e serviços prevalecem até os dias de hoje. Todos os 27 presidentes e suas diretorias que administraram a Entidade escreveram parte da história vitoriosa da CDL Natal. Hoje consagrada como instituição representativa do setor de comércio e serviços não só pela classe empresarial, mas pelos formadores de opinião e sociedade civil.
A CDL Natal comemora o aniversário de 60 anos com olhar no futuro, e consciente do papel político, institucional e fomentador do comércio e serviços da capital potiguar e da Entidade. Sabedor da necessidade de dar um maior suporte ao associado para questões econômicas, da transformação digital do setor e das vendas, todas atreladas ao novo perfil do consumidor, cada vez mais exigente e antenado com as tendências mundiais. “Vivemos nos 60 anos da CDL Natal a revolução do digital no varejo. A forma de comprar e vender é outra, jamais imaginada pelos empresários que fundaram a CDL. As prioridades podem até ter mudado, contudo a missão não. Defender o lojista, o empreendedor, e dar a eles condições de desenvolver seus negócios”, afirmou José Lucena, atual presidente da Entidade.
Promover a integração e o desenvolvimento sustentável do ecossistema empreendedor local, preservando os interesses do setor produtivo com inovação e ética.
Ser a Entidade líder das classes empresariais, reconhecida como referência nacional, assumindo posição de vanguarda na formação de líderes, união, defesa e desenvolvimento do setor produtivo.
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente
Presidente