Páscoa deve gerar 4 mil postos de trabalho temporários no RN



Com o fim do Carnaval, os brasileiros já se preparam para a Páscoa, uma data que impulsiona o mercado de trabalho temporário, gerando oportunidades em diversos setores ligados à produção e comercialização de produtos típicos. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), José Lucena, as contratações sazonais devem seguir a tendência observada nos últimos anos, gerando cerca de 4 mil postos de trabalho extra neste período no Rio Grande do Norte. Já no Brasil, fábricas de chocolates e embalagens devem abrir cerca de 800 mil vagas até o final de março, conforme a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM).


De acordo com a projeção da CDL, no RN a maioria dos postos de trabalho temporários estão nas áreas de supermercados e lojas de varejo, com destaque para a função de promotor de vendas. Os números representam uma recuperação no comparativo com anos anteriores, quando a contratação de temporários no período era mais restrita, reflexo ainda da pandemia. “O movimento nas lojas de alimentos, especialmente nos supermercados, têm se mostrado forte. Setores como pescados e vinhos, que apresentam uma alta demanda nessa época do ano, são os mais procurados”, detalha o presidente da CDL Natal.

O presidente da Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), Mikelyson Góis, prevê uma estabilidade nas contratações temporárias no período da Páscoa dentro do setor do varejo alimentar. “Todos os anos se contratam, principalmente, promotores de vendas por parte dos fornecedores, que são aqueles vendedores que abordam os clientes para oferecer os ovos de Páscoa, os bombons, as tábuas e alguns outros produtos relativos à Páscoa”, explica.

Mikelyson Góis acrescenta ainda que nesse período há a possibilidade de conversão, que é quando o funcionário temporário acaba sendo absorvido pela empresa e contratado de maneira definitiva. “No varejo, existe a conversão, aquelas pessoas se destacam, é uma porta de entrada. Então, há uma conversão, uma renovação de quadro”, pontua.

O gerente da Agência Sebrae Grande Natal, Thales Medeiros, destaca que o trabalho temporário pode ser visto como um período de experiência tanto para o profissional quanto para a empresa. Segundo ele, o profissional terá a oportunidade de conhecer a cultura organizacional, avaliar as possibilidades e benefícios e perceber se essa experiência faz sentido para sua carreira. Já a empresa poderá identificar os profissionais que melhor se encaixam na função e na cultura da organização.


O gerente aponta ainda que o profissional deve demonstrar interesse genuíno e relacionar-se de forma cortês e com as demais pessoas, sejam clientes, fornecedores ou colaboradores. “O desempenho técnico se aprende e se desenvolve com recursos, tempo e interesse, mas comportamentos tóxicos exigem mais tempo e dedicação para se reeducar. É preferível trabalhar com pessoas que somem à cultura e ao clima organizacional do que aquelas de difícil trato, ainda que precisem de mais tempo para se desenvolver”, explica.
Para se destacar durante o período de emprego temporário, o consultor sugere que o profissional demonstre suas principais competências e busque reduzir o tempo de aprendizado. Para isso, é fundamental focar em executar bem as tarefas essenciais, construir boas relações e deixar claro para os superiores seu interesse.

“Quando deixamos uma marca positiva onde passamos, as pessoas se tornam cartas de recomendação. Caso sua experiência lhe permitiu participar de algum projeto inovador, seja um novo produto ou melhoria no processo, isso também deve ser capitalizado no seu currículo em futuras entrevistas, pois pode demonstrar sua capacidade criativa e outros comportamentos positivos”, conclui Thales Medeiros.


27 de março de 2025

Receba por email nossas novidades e fique por dentro

4009-0000

Telefone


96fm
bwa__global
jvm
rapport
governo_do_estado
sebrae
plugtech
vox2you
sicoob
aeba
viva_o_centro
unimed_natal
artec
fecomercio_rn
odont
rede
sesc
start
neoenergia
senac
prefeitura_do_natal
quant_capital