Cliente oculto: como essa estratégia pode ajudar sua marca

No mundo dos negócios, onde a competição é acirrada e cada detalhe faz diferença, as empresas precisam ir além do básico para se destacarem. Com certeza você já ouviu falar de uma dessas estratégias que tem ganhado cada vez mais relevância: o cliente oculto. Apesar de crescer como uma tática moderna e, aparentemente, inovadora, as suas raízes remontam à década de 1940, quando o empresário norte-americano Maurice R. Goulet começou a utilizar pessoas disfarçadas de clientes comuns para avaliar a integridade e o desempenho de seus funcionários.

Desde então, a técnica evoluiu e se consolidou como uma ferramenta crucial para diversos setores, especialmente a partir da década de 1970. Setores como restaurantes, hotelaria e, principalmente, varejo passaram a adotar o cliente oculto para garantir um serviço de alta qualidade e proporcionar uma experiência positiva ao consumidor.

Por que o cliente oculto pode ser importante?

Bom, com a tecnologia avançando a passos largos, o cliente oculto também se adaptou aos novos tempos. Hoje, essa prática não se limita apenas às lojas físicas. Os canais digitais, como e-commerce e redes sociais, também são monitorados por clientes ocultos para garantir que a experiência online seja tão eficiente quanto a presencial. Para se ter ideia, segundo resultados da pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Opinion Box em parceria com a Octadesk, 87% dos consumidores dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência, e 75% dizem fazer isso mesmo que precisem pagar mais caro.

Além disso, a análise de dados e a inteligência artificial potencializam essa estratégia, tornando o processamento e a interpretação das informações coletadas mais rápidas e precisas. Isso permite uma tomada de decisão mais embasada e ágil, essencial para se manter competitivo no mercado atual.

Sinceridade de quem vê de fora

De acordo com o levantamenta da Hibou, do ponto de vista de 53% dos consumidores, o atendimento é o grande responsável pela fidelização. Ou seja, esse é um fator fundamental para manter o cliente com a sua marca.

Já o estudo da NewVoice corrobora a importância de se dar atenção ao atendimento, segundo ela após uma experiência de atendimento positiva, 69% dos consumidores recomendariam a empresa para amigos.

Passos para implementação

Já existem algumas empresas especializadas na aplicação da estratégia de cliente oculto, entretanto é possível implementar de uma forma inicial e mais simples para que a sua marca possa entender como está o cenário atual. Veja alguns passos importantes:

Lembre-se: confidencialidade

A eficácia do cliente oculto depende da confidencialidade e imparcialidade. Ao manter a identidade dos avaliados em sigilo, você garante que as interações sejam genuínas e livres de influências externas, resultando em avaliações mais precisas e úteis.

Em um mercado saturado, onde a personalização e a excelência no atendimento são diferenciais decisivos, investir na ferramenta de cliente oculto pode ser o segredo para conquistar e fidelizar clientes. Então, se você buscar elevar o nível de sua marca e oferecer uma experiência inesquecível para seus consumidores, considere a estratégia como uma aliada indispensável. Afinal, conhecer o fundo da jornada do cliente é o primeiro passo para transformá-la em algo verdadeiramente extraordinário.

25 de julho de 2024