CDL Natal incentiva compra no comércio local, como forma de gerar emprego e renda na capital potiguar



A conscientização sobre a importância da compra no comércio local para o desenvolvimento da economia e geração de emprego tem sido trabalhada ativamente nas redes sociais da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal. O presidente reforça o papel do consumidor nessa valoração do empreendedor local da CDL Natal José Lucena. “As pessoas precisam entender que é a compra delas que alimentam a cadeia produtiva local. Que gera emprego, renda, novos negócios. Sem contar que são os impostos pagos nas compras realizadas que são investidos na melhoria da infraestrutura da nossa cidade. Se queremos uma Natal melhor, precisamos contribuir, e uma das formas é a compra no comércio local”, destacou Lucena.

De acordo com o Sebrae, “os negócios locais são o combustível de toda a economia, e promover esse tipo de consumo gera ganhos para toda a região”. A entidade também reforça que comprar de vendedores locais ajuda a estabelecer um comércio mais justo, desde o pequeno agricultor até o restaurante da esquina. Dessa forma, cria mais empregos e melhora a distribuição de renda.

Destacamos algumas vantagens e a importância de comprar de vendedores locais. Confira:

Impulsiona a economia local e fortalece a comunidade

Comprar dos pequenos produtores impulsiona a economia e o desenvolvimento local. Quanto mais pessoas comprarem de negócios locais, mais os próprios empreendedores também poderão comprar dos demais comerciantes. É um ciclo que apenas se fortalece, promove oportunidades e impulsionando o desenvolvimento de uma comunidade.

Gera mais empregos

É uma conta simples de fechar: quanto mais a economia local gira, mais empregos são gerados para atender a demanda. Dessa forma, comprando localmente você também estimula a geração de empregos para as pessoas da própria comunidade. Segundo dados do Sebrae, os pequenos negócios são responsáveis por mais da metade dos empregos com carteira assinada no setor privado no Brasil.

Ajuda a preservar o meio ambiente

Você já parou para pensar que, além de impactar na economia do lugar, comprar de produtores e vendedores locais pode ajudar também na preservação do meio ambiente? Isso acontece porque as mercadorias não precisam ser transportadas por longas distâncias, o que reduz as emissões dos gases poluentes de carros, caminhões e ônibus.

Garante mais qualidade e sabor

A maioria dos produtos que são produzidos em larga escala pelas indústrias também são feitos por pequenos negócios. Inclusive, é possível encontrar produtos com mais qualidade e sabor, principalmente quando se trata de alimentos. A produção artesanal leva mais carinho e cuidado na fabricação.

Reduz a necessidade de grandes estoques

Estar próximo de um fornecedor de alimentos para o seu restaurante, por exemplo, reduz a necessidade de grandes estoques. E essa redução impacta em grandes vantagens para o seu negócio, como a disponibilidade de alimentos mais frescos e redução do espaço físico para armazenamento, que pode impactar, inclusive, na economia de energia.

Mais responsabilidade social

Nos pequenos negócios é muito comum que o próprio dono tenha participação direta no processo de produção, o que gera maior controle de todas as etapas. Além da garantia de qualidade, também reduz ou até elimina a terceirização do trabalho – que reflete no aumento da responsabilidade social na produção de qualquer produto para venda.

Facilita a personalização

Um bordado com o seu nome, um rótulo diferente na embalagem de uma bebida, um sabor diferenciado no recheio de um bolo. Tudo isso fica mais fácil de personalizar quando a compra é feita localmente. Dificilmente as grandes empresas oferecem a opção de personalizar algo, já que as fabricações acontecem em larga escala. A personalização é algo que deixa qualquer item mais especial e exclusivo.

Estimula o empreendedorismo

Quando a economia local está fortalecida, mais pessoas podem se interessar em abrir um negócio. Uma vez que o público já está definido, fica mais fácil montar um planejamento estratégico. Ou seja, comprar de vendedores locais também estimula o empreendedorismo.

 

 

 


28 de junho de 2024

Receba por email nossas novidades e fique por dentro

4009-0000

Telefone


sebrae
sicoob
sesc
vox2you
96fm
aeba
odont
rede
prefeitura_do_natal
artec
fecomercio_rn
bwa__global
jvm
senac
rapport
quant_capital
cosern
plugtech
unimed_natal
viva_o_centro
start
governo_do_estado