Dados do IBGE revelam alta expressiva das vendas do comércio varejista



O setor do comércio começa o ano de 2024 com boas notícias de acordo com dados do IBGE. Depois de um período de desaceleração, os números de janeiro mostraram alta expressiva das vendas do comércio varejista – conceito mais restrito – e do varejo ampliado, que inclui todas as atividades comerciais.

O desempenho das vendas também ficou acima daquele observado em janeiro de 2023. O resultado mensal foi puxado pelo crescimento das vendas de “Tecidos, vestuário e calçados”. As vendas do setor ao longo do ano seguem condicionadas à trajetória dos juros, da inflação e do crédito. Além disso, o quadro de endividamento das famílias, que melhorou no segundo semestre de 2023, precisa ser consolidado.

O estudo revela anda que a  economia brasileira cresceu 2,9%. Como em anos
anteriores, o resultado ficou acima do que se esperava. Para 2024, projeta-se um crescimento mais modesto, abaixo de 2,0%. 

Um dos fatores que impulsionaram o PIB de 2023 foi o desempenho extraordinário do setor agropecuário, que registrou recordes de safra. Em 2024, as expectativas apontam, no entanto, para um cenário mais difícil para esse setor devido a questões climáticas. As projeções para os próximos anos também estão perto de 2,0%, o que evidencia a necessidade de elevar o crescimento potencial da economia brasileira.


20 de março de 2024

Receba por email nossas novidades e fique por dentro

4009-0000

Telefone


prefeitura_do_natal
bwa__global
rapport
vox2you
cosern
sicoob
artec
96fm
sebrae
fecomercio_rn
plugtech
sesc
rede
odont
senac
aeba
jvm
viva_o_centro
unimed_natal
quant_capital
start
governo_do_estado